Projeção

Gauchão 2024: presidente da FGF fala sobre VAR, nova tabela e direitos de transmissão

Ao DP, Luciano Hocsman ainda não confirma arbitragem de vídeo, garante mudança na ordem de jogos e antecipa provável manutenção do regulamento

Foto: Divulgação - FGF - Dinheiro e estrutura são os dois elementos que impedem a certeza da presença da arbitragem de vídeo na íntegra do próximo Estadual

A edição 2024 do Campeonato Gaúcho ainda tem assuntos em aberto. Do uso da arbitragem de vídeo aos detentores dos direitos de transmissão, há indefinições que devem começar a ser sanadas durante as próximas semanas. Por outro lado, existe uma certeza: a ordem de jogos passará por mudanças após quatro temporadas com as mesmas sequências. Quem garante é o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman.

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (26) ao Diário Popular, o dirigente estipulou a primeira quinzena de novembro como período mais provável para a delimitação dos principais temas. É quando deve ser realizado, por exemplo, o conselho técnico do torneio. Neste ano, a competição começou em 21 de janeiro. Portanto, faltam cerca de três meses para o pontapé inicial do novo Estadual.

“A gente vem trabalhando internamente em questões burocráticas da competição. Preparando a realização do conselho técnico, estudando possíveis fórmulas, trabalhando conjuntamente na renovação dos direitos de transmissão”, afirma Hocsman.

Última edição da competição foi vencida pelo Grêmio, em abril. Foto: Divulgação - FGF

VAR depende de alguns fatores

Dinheiro e estrutura são os dois elementos que impedem a garantia da presença da arbitragem de vídeo na íntegra do próximo Gauchão. Em abril, o presidente da FGF chegou a assegurar o VAR para 2024. Dois meses depois, em entrevista à Rádio Gre-Nal, modificou o discurso e lançou um ponto de interrogação ao assunto. Ao DP, reforçou o desejo da entidade – com as mesmas ressalvas.

“Falta um pouco de cada coisa [dinheiro e estrutura em alguns estádios do interior]. A gente está vendo as estruturas dos clubes. A questão das renovações, dos custos. A definição dos direitos de transmissão também impacta na utilização do VAR. Estamos fazendo todos os esforços pra que a gente consiga ter o VAR nas 72 partidas”, sustenta o mandatário. Em 2023, apenas as semifinais e finais contaram com a tecnologia.

Transmissão em negociação

Luciano Hocsman praticamente descarta o uso do canal online FGF TV para a veiculação de partidas da elite estadual, como vem acontecendo na Série A-2 e na Copinha. Entretanto, não está descartada uma novidade no cenário das transmissões de jogos do Gauchão 2024. Há três anos, o grupo de mídia que é parceiro histórico da entidade tem levado ao ar alguns confrontos no portal ge.globo, sem necessidade de assinatura.

“Vivemos uma realidade completamente diferente da anterior em termos de transmissão. Surgiram novos e diferentes atores. Recebemos contatos de diversas plataformas e também, logicamente, negociamos com a parceira de anos da Federação, buscando equacionar valores adequados dentro desse novo cenário, aparando e atendendo toda essa nova realidade com essas plataformas que entraram no mercado”, diz o presidente.

Fim do “repeteco”

O rebaixamento do Aimoré na atual temporada já forçaria uma troca do adversário do Brasil na estreia do próximo Estadual. Porém a tabela rubro-negra será 100% modificada para o ano que vem, já que chegou ao fim o período de quatro edições do campeonato com a mesma sequência de confrontos para todas as equipes.

“Vai haver um sorteio totalmente novo no que diz respeito à ordem de jogos. A gente tem uma parceira nova, responsável pela gestão de tabelas. Estamos dando a ela critérios necessários pra elaboração da tabela, que vai ser completamente diferente do que foi em 2023”, confirma Hocsman. A FGF ainda aguarda a publicação do calendário oficial do futebol nacional por parte da CBF para, então, saber quantas datas estarão disponíveis para o Gauchão.

Quanto ao regulamento, o dirigente preza pela manutenção da fórmula de disputa usada desde 2021: as 12 equipes se enfrentam apenas em duelos de ida e avançam às semifinais os quatro melhores colocados. Caem os dois últimos. Entretanto, pode surgir alguma novidade. “Temos algumas sugestões, estamos estudando uma readequação de algo que já aconteceu em anos anteriores. A gente estuda algumas propostas, mas a minha ideia seria manter”, diz o mandatário.

Times do Gauchão 2024

Brasil
Grêmio
Internacional
São José
Caxias
Juventude
Ypiranga
Novo Hamburgo
São Luiz
Avenida
Guarany de Bagé
Santa Cruz

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

De virada, Grêmio vence o Flamengo na Arena e encerra sequência de derrotas Anterior

De virada, Grêmio vence o Flamengo na Arena e encerra sequência de derrotas

Footgolfe nacional vem a Pelotas neste fim de semana Próximo

Footgolfe nacional vem a Pelotas neste fim de semana

Deixe seu comentário